abril 29, 2007

O Povo Egípcio


Durante o Neolítico, quando o clima se alterou e se foi intensificando a desertificação das regiões planálticas do Norte de África e da Arábia, as populações nómadas que aí habitavam começaram a procurar as terras próximas do vale do Nilo.

Estes povos eram atraídos pela abundância de caça e de pesca e, principalmente, pela existência de boas condições para a prática da agricultura. Confluíram então para a planície do Nilo populações do Noroeste africano, do Sara e da Líbia, e outras, de origem semita(1), vindas da Arábia. O povo egípcio foi o resultado desta fusão.

trabalhos agrícolas

Não pensemos, no entanto, que os primeiros egípcios encontraram uma terra preparada para a agricultura. Longe disso. As margens do Nilo, sobretudo no delta, eram pantanosas. Para tirar o melhor proveito possível das condições naturais foi necessário fazer primeiro importantes obras de limpeza e de drenagem das terras, bem como de regularização e distribuição das águas, através da construção de diques e canais.

O povo meteu ombros a essa gigantesca tarefa de "domesticar" o rio e as suas margens.
Ao longo do 6º e 5º milénios a.C., persistentemente foi sendo construído o país do Nilo.


(1)Os semitas constituem uma família de povos que falam línguas semelhantes, derivando de um tronco comum. Esses povos são provavelmente origin´rios do Norte da Arábia. Pertencem a esta família os Hebreus (ou Judeus), os Caldeus (ou Babilónios), os Assírios, os Fenícios, os Árabes, etc. Os Egípcios são também, em parte de origem semita.


visitas

Posted by deltacat at abril 29, 2007 12:12 AM
Comments
Parabéns pela obra-prima e de facto foi admirável ver como os antigos egipcios conseguiram domar o maior rio do mundo em comprimento e segundo maior em caudal sem terem computadores Posted by: tron at abril 30, 2007 08:10 PM
... é um gosto, Delta... passear pelos teus blogs!!!... Abraço amigo do Sherpas!!!... Posted by: sherpas at maio 1, 2007 12:18 PM
Comentário









Lembrar-se de mim?